quinta-feira, 15 de março de 2012

Abertas as inscrições para o EREH 2012!

A partir de hoje, estão abertas as inscrições para o EREH 2012!

O formulário de inscrição e as orientações está nos arquivos disponibilizado no domínios abaixo:

http://dl.dropbox.com/u/73777996/ficha_inscricao.doc

Preencha o campo "Observações" caso haja alguma consideração importante a ser feita aos organizadores do encontro, tais como: problemas de saúde, de mobilidade, restrições alimentares e etc.

Fique atento:
Até o dia 12/04, as inscrições com alojamento e alimentação serão a 55 reais e incluirão o kit EREH.
Após essa data, elas passarão para 65 reais e, no ato da inscrição, a 70.

Se for necessária a isenção da taxa, procure o seu Centro Acadêmico. Ele é o responsável por encaminhar os casos para que a Federação custeie, ou outras alternativas que garantam que você possa participar do EREH.


Até o encontro! :D

terça-feira, 13 de março de 2012

Inscrições

Como temos algumas coisas para resolver com relação a conta bancária em que serão depositados os valores das inscrições, abriremos as inscrições entre amanhã e quinta-feira, já com os valores detalhados e demais especificidades.

Logo mais disponibilizaremos a ficha de inscrição aqui no blog.
Fiquem atentos: os estudantes e escolas que se inscreverem com antecedência pagarão valor inferior ao cobrado no ato da inscrição no início do evento e terão o kit incluso no valor da inscrição!

Convocatória do Encontro


FEDERAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE HISTÓRIA
REGIONAL SUDESTE
CONVOCATÓRIA
A Coordenação Regional Sudeste I e as 4 escolas que compõem a COEREH-SE 2012 convocam amplamente, por meio deste, todos os CA’s, DA’s e as demais entidades que compõe o Movimento Estudantil de História da região Sudeste, para participarem do Encontro Regional de Estudantes de História-  SE deste ano.
O EREH-SE 2012 vem num esforço coletivo de reestruturação da regional Sudeste, depois de um longo período desarticulada, retomada a partir do EREH-SE de São Gonçalo, em 2011. Nesse sentido, contamos com a presença e participação dos companheiros de MG, RJ e ES de modo que consigamos ampliar de forma efetiva e qualitativa, a partir da base, a nossa atuação enquanto FEMEH na região Sudeste.
O encontro será sediado na UNICAMP, em Campinas – SP, do dia 27 de abril a 1º de maio e terá como tema “Meio ambiente: Capitalismo em crise”. O tema em questão foi decidido em COREHI, a partir da concepção de que há uma necessidade de o estudante de História se apropriar do debate histórico no entorno das relações do homem com o meio, intermediadas pelo sistema capitalista. A programação definida para dar conta do tema e demais discussões concernentes ao MEH inclui mesas, grupos de discussão, oficinas e um espaço de apresentação de trabalhos (simpósio), além das culturais e intervenções artísticas.
Dado o caráter interdisciplinar do tema e a necessidade de integração do MEH com os demais movimentos de área, convocamos também estudantes de diferentes cursos que manifestem interesse no debate e na construção coletiva no entorno das questões suscitadas pelo tema. Entendemos que o EREH deve ser um espaço político, acadêmico e cultural, aberto à integração não só dos estudantes de História, mas também dos demais que estão dispostos a construir movimento conosco.
A comunicação do Encontro está sendo feita por blog, facebook e email, cujos dados vão abaixo:
Atenciosamente,
Comissão Organizadora do Encontro Regional de Estudantes de História - SE
Federação do Movimento Estudantil de História-FEMEH

segunda-feira, 12 de março de 2012

Inscrições para Simpósio

Estudantes de Graduação que tenham interesse em apresentarem seus trabalhos no simpósio do EREH


Envie e-mail para:
ereh.se.2012@gmail.com

Contendo:

  • Nome, Cidade, Estado e Escola.
  • Uma apresentação breve da pesquisa (1 página, aproximadamente 2500 caracteres)



Estaremos recebendo as inscrições de simpósio até o dia 5/04/12.
Divulgaremos no dia 8/04 os trabalhos selecionados!

:D
A convocatória para o EREH-SE 2012 será enviada amanhã para a Federação Nacional dos Estudantes de História. Neste momento, abriremos as inscrições e daremos maiores informações sobre a sede e o valor das inscrições (com e sem alojamento e alimentação, bem como as possibilidades e cotas de isenção).

Fique de olho!
Divulgue na sua escola!
(:

Programação do Encontro

Esse ano, o EREH será em São Paulo e terá como tema central das discussões as relações entre o "Meio Ambiente e o Capitalismo em crise".
Propomos o aprofundamento dos estudantes de História no entorno das questões contemporâneas sobre o meio ambiente e os movimentos sociais, a partir de debates históricos sobre o impacto do sistema capitalista sobre o nosso meio. São várias as frentes de análise desse tema, como: a lógica produção desenfreada, a corrida pelo lucro e o consumismo, as políticas de descarte, o uso da energia e a divisão social da cidade; a produção e distribuição alimentícia,  as ocupações urbanas e rurais e a reforma agrária no Brasil, entre outros aspectos.
Convidamos acadêmicos e militantes de movimentos sociais que estão inseridos cotidianamente nesses debates para facilitar os espaços de discussão.
A programação vai abaixo.

_________________________________________________________________________________



Dia 27/04 (sexta-feira)
manhã e tarde
Credenciamento

noite 
Mesa: Desenvolvimento (In)sustentável (A insustentável natureza do capitalismo, as formas de produção, de exploração e de destruição da natureza, das relações de trabalho e da sua inviabilidade como projeto para a Humanidade.)

Intervenção Artística: Brava Cia de Teatro com o Espetáculo "Este lado para cima"
Festa


Dia 28/04 (sábado)
manhã
Plenária inicial

tarde 
Mesa: Questão Agrária ( "A estrutura de produção no campo: O homem, a terra e a luta")

noite
Cinedebates (filmes a definir)
Festa 


Dia 29/04 (domingo)
manhã
Espaços auto-organizados de debate de gênero
GDs e Oficinas

tarde
Mesa: Planejamento urbano

noite
Festa


Dia 30/04 (segunda-feira)
manhã
COREHI / Simpósio

tarde/ noite
Plenária final

Dia 1º/05 (terça-feira)
manhã
Organização da caravana para atos do 1º de maio